O expressivo quantitativo de sites, portais, e páginas publicadas na internet há algum tempo, vem despertando a preocupação dos pesquisadores. Eles tentam desenvolver mecanismos de buscas que facilitem a descoberta das informações relevantes.
Ao observar as inúmeras possibilidades que os portais como TV Escola, Portal do Professor, Domínio Público e RIVED, todos voltados também para a educação, fui compreendendo que existem sim maneiras mais práticas e funcionais de se realizar a contento uma pesquisa.
Em Relação ao Portal do Professor - pude observar que existe uma diversidade de acervos, links, curso, materiais que possibilitam ao professor um “leque de opções” no planejamento de suas aulas, bem como contribuem na melhoria do processo ensino e aprendizagem.
Assim como o Portal da TV Escola - conhecido como o canal da educação, oferece um excelente acervo que explora de diversas maneiras os conteúdos disciplinares e auxiliam o professor da rede pública na busca de sua formação continuada com capacitação e aperfeiçoamento dos docentes para a melhoria do fazer educativo.
O Portal Domínio Público se constitui em um recurso muito importante porque reúne um acervo diversificado de obras, livros, músicas, mapas, fotos, vídeos que podem ser baixados sem nenhum problema de direitos autorais. Entretanto, esse portal não recebe a atenção dos internautas, apesar de seu aspecto como biblioteca digital.
No RIVED(Rede Interativa Virtual de Educação e Objetos de Aprendizagem) - O RIVED é um programa da Secretaria de Educação à Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas e melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Sabe-se que esses portais contribuem significativamente na formação do professor e principalmente no planejamento de aulas mais dinâmicas e interativas, pois há muito tempo o professor e os livros didáticos deixaram de ser fontes únicas de conhecimento, e por isso, a educação deve ser baseada no intercâmbio e na troca criativa de saberes, que levem à compreensão do mundo e a atuação crítica no contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário