Professores da EMEF Aracy Nascimento no Encontro - UNIFAP |
Este Blog é o espaço onde irei compartilhar as informações,links,vídeos, fotografias e atividades dos alunos a respeito das tecnologias nas escolas, bem como receber contribuições de colegas que venham aprimorar os conhecimentos do curso UCA - Um computador po Aluno na EMEF Aracy Nascimento
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO UCA EM MACAPÁ
Clique aqui e veja o slide da Socialização do Projeto UCA em Macapá
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Proposta de Projetos
Projeto UCA – Amapá
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
1. Identificação
Nome do cursista: | DINALVA DE SOUZA BARROS |
Nome da Escola: MACAPÁ Local (cidade/estado) AMAPÁ | |
Série: 3ºANO Número de alunos: 28 | |
Professores envolvidos: PROFESSORES DO 3º E 4º ANOS |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A FORMAÇÃO DA VILA QUILOMBOLA CURIAÚ |
3. Justificativa
A comunidade da Vila do Curiaú é na sua maior habitada por negros, cuja formação é descendente de escravos que, segundo a História, fugiram na época da escravidão, formando alguns quilombos e lá constituíram famílias. A EMEF Aracy Nascimento, desenvolveu o projeto “Consciência Negra: Valorizando Nossas raízes” para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção do nosso país, estado e comunidade. Por meio deste projeto, A EMEF Aracy Nascimento, acredita poder contribuir para a construção de uma educação que seja geradora de cidadania, que atenda e respeite as diversidades da população brasileira em questão, que respeite e observe o repertório cultural da população negra e o relacione com as práticas educativas inclusivas. Desta forma, que a consciência de valorização do ser humano, ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo, pautado por uma lógica de valorização da diversidade e repúdio à intolerância. |
4. Objetivo (s)
|
5. Conteúdos
|
6. Disciplinas envolvidas
|
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
· Os alunos irão fazer uma pesquisa de campo sobre a Vila Quilombola do Curiaú, enfatizando os costumes, religião, culinária, dentre outros aspectos inerentes aos moradores daquela região. · Farão levantamento, através de entrevista, previamente marcada com os líderes da comunidade, bem como leituras a respeito da cultura local. · Os alunos irão registrar todas as informações em máquinas fotográficas, câmeras filmadoras e anotações em cadernos. · Os alunos construirão a partir das informações, um livro que servirá de documento histórico para a comunidade. · A culminância do projeto será na escola, onde os alunos farão a exposição oral sobre a cultura local, evidenciado a Vila Quilombola do Curiaú, onde a comunidade será convidada a apresentar as manifestações culturais predominantes na Vila e na oportunidade, os alunos farão a entrega do livro com os registros feito por eles. |
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
|
9. Registro do processo
Todo o processo de elaboração e execução do projeto será registrado nos relatórios, além de terem seus registros em fotografias e vídeos. |
10. Avaliação e Resultados esperados
|
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
As ações serão expostas nos Blogs da emefaracynascimento e da professoradinalvabarros, além do painel com exposição de fotos das atividades dos alunos e banner. |
12. Referências Bibliográficas
Kirikou e os Animais selvagens (filme. A cor da Cultura – Mojuba (DVD). A Cor da Cultura – Nota 10 (DVD). Marabaixo, afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense (Piedade Lino Videira). UFC. Fortaleza, 2008. |
domingo, 13 de novembro de 2011
EMEF Aracy Nascimento no 1ª Encontro Amapaense das Escolas Participantes do Projeto UCA
A EMEF Aracy Nascimento estará participando no dia 14/11/2011 no Anfiteatro da UNIFAP do 1º Encontro Amapaense das Escolas Participantes do Projeto UCA - Um Computador por Aluno. Direção, Coordenação Pedagógica e Professores da escola estarão participando desse grande momento que reúne as escolas, as quais iniciaram o Projeto UCA e irão relatar as experiências que tiveram com a utilização dos Laptops em sala de aula e de como esses recursos contribuíram na prática pedagógica do professor. A introdução das TIC nas escolas oportunizaram aos professores e alunos na busca de um aprendizado mais dinâmico, diferenciado e interativo.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Divulgando experimentos na escola
A equipe gestora da EMEF Aracy Nascimento apresentou o Projeto UCA com as atividades desenvolvidas pelos alunos através a utilização dos laptops em sala de aula.
A coordenação pedagógica ressaltou a importância do projeto e da necessidade que a família tem em estimular os filhos na conservação desses recursos tecnológicos no momento de seu manuseio, além de um auxílio para o professor na dinamização de suas aulas, onde o mesmo possibilitará aos alunos um aprendizado diferenciado e interativo.
Segundo um pai de aluno, ele tem muitas expectativas em relação ao projeto, pois o mesmo veio para ajudar o aluno no processo de sua aprendizagem, desperta o interesse e motiva-o para novos conhecimentos. Espera que seu filho aprenda muito mais e se diz satisfeito com a escola e o projeto.
Para a comunidade presente o relato dos experimentos foi uma descoberta prazerosa, haja vista que jamais poderiam imaginar que seus filhos poderiam ter individualmente um computador cada um para estudar em sala, comentou uma mãe de aluno.
A equipe gestora registrou em forma de entrevista com o Sr. Valfredo, pai do aluno Fernando as suas observações concernentes ao Projeto UCA na EMEF Aracy Nascimento.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Vídeo de pai de aluno falando sobre o Projeto UCA
Após a reunião do dia 13/10/11, o Sr. Valfredo, pai do aluno Fernando falou com a Coordenação Pedagógica da EMEF Aracy Nascimento a respeito do Projeto UCA e o que o mesmo representa na vida escolar de seu filho.
domingo, 16 de outubro de 2011
Reunião com os pais dos alunos da EMEF Aracy Nascimento
Esta reunião foi para apresentar as atividades dos alunos desenvolvidas com a utilização dos laptops em sala de aula, as quais dinamizaram a prática pedagógica do professor, bem como possibilitaram aos educandos construir os saberes, interagindo com os demais colegas, garantindo assim uma aprendizagem significativa, diversificada e interativa.
domingo, 11 de setembro de 2011
Práticas Pedagógicas Inovadoras com o uso dos Laptops
Entidade: UCA – USP
Tutora: Marli Morais
Módulo 3: Práticas Pedagógicas
Cursista: Dinalva de Souza Barros
Atividade 02 – Postagem ao mês no Blog
Proposta de atividade articulada de sala de aula
1) Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento
2) Autores: Alunos
3) Tema da proposta: Folclore: Valorizando a diversidade cultural brasileira
4) Contextualização da atividade: Os alunos utilizarão os laptops e construirão uma atividade ilustrada com o recurso da ferramenta Tux paint e produzirão textos utilizando o aplicativo Kword.
5) Objetivos:
· Possibilitar aos alunos a introdução à tecnologia digital;
· Assimilar os conteúdos de forma dinâmica e interativa;
· Valorizar a diversidade cultural brasileira, destacando as regiões e os fatos históricos das mesmas;
· Produzir textos e imagens a partir dos aplicativos sugeridos.
6) Ano: 3º ano do Ensino Fundamental – Turma 313 - Manhã
7) Disciplina(s) envolvidas: Português, História e Geografia
8) Conteúdos a serem desenvolvidos: Leitura de textos através de quadrinhas, trava-língua, receitas; as regiões brasileiras, lendas e fatos históricos
9) Dinâmicas de trabalho: Os alunos utilizarão as imagens sugeridas na ferramenta Tux paint do laptop, onde poderão ilustrar os desenhos com personagens do folclore brasileiro. Após, produzirão textos utilizando o aplicativo Kword e a partir das leituras sugeridas nos gêneros literários, destacarão os fatos históricos de cada região, dando enfoque à cultura das mesmas.
10) Tempo de duração da atividade: 02 meses (04 aulas por semanas)
11) Recursos: laptops, câmera digital, quadro magnético, pincel para quadro magnético
12) Avaliação: Os alunos serão avaliados no processo de aprendizagem, com a participação e interesse, levando-se em consideração o ritmo de assimilação de cada aluno.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
PACOTES EDUCACIONAIS
O expressivo quantitativo de sites, portais, e páginas publicadas na internet há algum tempo, vem despertando a preocupação dos pesquisadores. Eles tentam desenvolver mecanismos de buscas que facilitem a descoberta das informações relevantes.
Ao observar as inúmeras possibilidades que os portais como TV Escola, Portal do Professor, Domínio Público e RIVED, todos voltados também para a educação, fui compreendendo que existem sim maneiras mais práticas e funcionais de se realizar a contento uma pesquisa.
Em Relação ao Portal do Professor - pude observar que existe uma diversidade de acervos, links, curso, materiais que possibilitam ao professor um “leque de opções” no planejamento de suas aulas, bem como contribuem na melhoria do processo ensino e aprendizagem.
Assim como o Portal da TV Escola - conhecido como o canal da educação, oferece um excelente acervo que explora de diversas maneiras os conteúdos disciplinares e auxiliam o professor da rede pública na busca de sua formação continuada com capacitação e aperfeiçoamento dos docentes para a melhoria do fazer educativo.
O Portal Domínio Público se constitui em um recurso muito importante porque reúne um acervo diversificado de obras, livros, músicas, mapas, fotos, vídeos que podem ser baixados sem nenhum problema de direitos autorais. Entretanto, esse portal não recebe a atenção dos internautas, apesar de seu aspecto como biblioteca digital.
No RIVED(Rede Interativa Virtual de Educação e Objetos de Aprendizagem) - O RIVED é um programa da Secretaria de Educação à Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas e melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Sabe-se que esses portais contribuem significativamente na formação do professor e principalmente no planejamento de aulas mais dinâmicas e interativas, pois há muito tempo o professor e os livros didáticos deixaram de ser fontes únicas de conhecimento, e por isso, a educação deve ser baseada no intercâmbio e na troca criativa de saberes, que levem à compreensão do mundo e a atuação crítica no contexto.
Trabalhando com o Laptop em Sala de aula
Alunos realizando a atividade, utilizando o laptop através da ferramenta Tux Paint, onde os mesmos desenvolveram o conteúdo proposto - Os seres vivos(animais vertebrados e invertebardos), relacionando-o com outras disciplinas de forma dinâmica e interativa.
Descoberta da ferramenta Tux paint |
Ensinando a desenvolver a atividade |
Eu, mostrando aos alunos como utilizar o laptop |
Eu, explicando a atividade |
Alunos do 3º Ano ilustrando o texto |
Produzindo o texto sobre os animais vertebrados e invertebrados |
sábado, 28 de maio de 2011
Trabalhando com o Laptop na sala de aula
Entidade: UCA – USP
Tutora: Marli Morais
Módulo 2: WEB
Cursista: Dinalva de Souza Barros
Atividade 03 – Tema: Trabalhando com o Laptop na sala de aula
Proposta de atividade articulada de sala de aula
1) Autores: Alunos
1) Tema da proposta: Os Seres Vivos (animais vertebrados e invertebrados)
2) Contextualização da atividade: Os alunos utilizarão os laptops e construírão uma atividade ilustrada com as imagens da ferramenta Tux paint, a qual serviu de apoio para a realização do trabalho sobre os seres vivos.
3) Objetivos:
· Possibilitar aos alunos a introdução à tecnologia digital;
· Assimilar os conteúdos de forma dinâmica e interativa;
· Reconhecer os seres vivos e sua classificação
· Produzir textos a partir das imagens sugeridas na ferramenta.
4) Série: 3º ano do Ensino Fundamental
5) Disciplina(s) envolvidas: Português, Matemática e Ciências
6) Conteúdos a serem desenvolvidos: Os seres Vivos (animais vertebrados e invertebrados)
7) Dinâmicas de trabalho: Os alunos utilizarão as imagens sugeridas na ferramenta Tux paint do laptop. Após, classificarão as imagens dos animais vertebrados e invertebrados. Construirão um habitat para cada animal escolhido, ilustrando o mesmo. Em seguida, os alunos produzirão textos referentes aos animais selecionados.
8) Tempo de duração da atividade: 02 aulas( 1h e 40’).
9) Recursos: laptops, câmera digital, quadro magnético, pincel para quadro magnético.
10) Avaliação: Os alunos serão avaliados no processo de aprendizagem, com a participação e interesse, levando-se em consideração o ritmo de assimilação de cada aluno.
domingo, 15 de maio de 2011
A INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Alunos da EMEF Aracy Nascimento |
A INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
No mundo globalizado educar apresenta-se como um grande e prazeroso desafio. significa prioritariamente superar esteriótipo. Não há mais espaço pra o professor acadêmico e tecnicista, o transmissor de conhecimento. A concepção moderna de educação,requer um educador capaz de educar frente às transformações culturais, sociais, econômicas e tecnológicas, assumindo o compromisso de reduzir a distância entre ciência e a cultura e base produzida no cotidiano, ajudando os alunos a se tornarem sujeitos pensantes, capazes de agir criticamente sobre a realidade. Nessa perspectiva o professor deve estar preparado para possibilitar aos seus alunos uma aprendizagem dinâmica, interativa e eficaz, garantindo assim um processo de ensino com qualidade através das tecnologias de informação e comunicação, que estão cada vez mais presentes no cotidiano de nossos alunos, os quais anseiam uma aprendizagem mais prazerosa e significativa.
No mundo globalizado educar apresenta-se como um grande e prazeroso desafio. significa prioritariamente superar esteriótipo. Não há mais espaço pra o professor acadêmico e tecnicista, o transmissor de conhecimento. A concepção moderna de educação,requer um educador capaz de educar frente às transformações culturais, sociais, econômicas e tecnológicas, assumindo o compromisso de reduzir a distância entre ciência e a cultura e base produzida no cotidiano, ajudando os alunos a se tornarem sujeitos pensantes, capazes de agir criticamente sobre a realidade. Nessa perspectiva o professor deve estar preparado para possibilitar aos seus alunos uma aprendizagem dinâmica, interativa e eficaz, garantindo assim um processo de ensino com qualidade através das tecnologias de informação e comunicação, que estão cada vez mais presentes no cotidiano de nossos alunos, os quais anseiam uma aprendizagem mais prazerosa e significativa.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)